sábado, 9 de novembro de 2013

SONHOS II

SONHOS II

Escrito por Victório Anthony.



            Um jovenzinho com cerca de treze anos brincava sozinho no pátio do orfanato. Por ser velho demais para ser adotado, os garotos menores faziam gozação dele, deixando-o irado. O pobre coitado, tentando acreditar que havia esperanças, que ainda poderia ser adotado, partia para a briga, socando tanto quanto podia os órfãos menores. Os monitores e os outros funcionários do orfanato conheciam esse seu lado ruim e evitavam-no sempre que podiam:

            — Ele nunca será adotado... — diziam todos eles pelos cantos, deixando o pequeno órfão mais triste.

            Pouco antes, outro órfão resolvera desafiá-lo:

            — Ninguém te quer! Nem seus pais te querem! — gritou em nome de seus outros colegas.

            Com o coração apertado, ele rangeu levemente os dentes, semicerrou os olhos com desprezo e, num salto, deu um soco direto na boca do menino de oito anos. O garotinho menor começou a gritar, chorar e espernear, avisando os responsáveis naquele momento sobre o que acontecia. Os dois foram separados, o que ofendeu foi levado às pressas para a enfermaria, perdera um dente; o ofendido foi deixado no pátio, ali não poderia machucar ninguém enquanto os funcionários organizavam a bagunça.

            Suas mãos ardiam, sabia se defender muito bem, só não entendia o porquê daquela dor.

            “Será que sempre vai doer?”

            Olhou ao redor e viu o portão do orfanato. Pensou consigo mesmo:

            “Se estivesse aberto eu fugiria...”

            Uma leve brisa soprou, balançando suavemente a porta. Ela estava aberta.

            “Será que... Eu posso?”

            Levantou-se e foi andando de fininho. Avistou alguém passando pelo corredor do orfanato e correu para fora:

            “Essa é minha única chance!”

            Abriu o portão e, sem perceber, trombou com um homem que estava entrando:

            — Você está bem? — Perguntou o senhor vendo o jovenzinho caído no chão e lhe estendendo a mão.

            Assustado, o órfão engatinhou para trás.

            — Vamos lá, deixe me levantá-lo, não vou te morder...

            Em silêncio, o pequeno estendeu a mão aceitando a ajuda.

            “Ele é jovem demais pra adotar, sem contar que está sozinho”, concluiu.

            — Me desculpe por antes, não sabia que tinha alguém atrás do portão...

            O menino sentiu vergonha, iria fugir se a tentativa não tivesse sido frustrada e não sabia como reagir, aquele senhor poderia contar ao diretor do orfanato e encrencá-lo ainda mais.

            — Você vai ficar calado o tempo todo? — O garoto permaneceu quieto, sem olhar para o homem.

            O adulto pôs a mão no bolso tirando um saquinho de balas e ofereceu ao jovenzinho que pareceu aceitar. Ele se lembrou de ter ganhado algo como aquilo antes, segurou com força, amassando as balas macias e atirou o pacote longe.

            — Ei! Porque fez isso? Só estou tentando ser gentil, sabia?!

            O menino virou o rosto, estava indignado, a última vez que havia recebido um presentinho daqueles, lhe prometeram que iria ser adotado logo e, oito anos depois, nada, continuou sem uma família.

            “Por quê?! Por que eles fazem promessas e eu sou o único que nunca será adotado?!

            — Você... Você se sente sozinho? — Perguntou o sujeito.

            O jovenzinho olhou para ele por um instante e virou-se novamente para as árvores do jardim.

            — Pelo visto, isso é um sim...

            Aquelas palavras deixaram o pequeno órfão irritado e saiu de perto daquele homem. Porém, antes que ele conseguisse se afastar, ele foi segurado pelo braço:

            — Por favor, não vá... Você ainda não disse nada... Por um acaso, você é mudo?

            — Não... Me deixe em paz!

            — Espere! Eu não conheço o lugar, poderia me mostrar?

            — Argh! — Grunhiu de raiva. — Certo, eu mostro! Mas não espere nada de mim!

            — Tudo bem, obrigado — respondeu com um sorriso amigável.

            O primeiro lugar em que passaram foi os dormitórios compartilhados, os dos meninos construídos a direita e os das meninas a esquerda, podendo serem ocupados por até trinta pessoas no total.

            — É aqui que você dorme? É bem espaçoso...

            — Podemos sair daqui, as camas são muito pequenas pra mim...

            A área de recreação:

            — Muito interessante, você fez alguns desses? — perguntou o senhor olhando para os desenhos.

            — Ah, qual é?! Eu vou pra escola! Meus desenhos estão lá!

            — Desculpe, só pensei que poderia haver algum seu aqui... Você não traz nenhum?

            O pequeno respirou fundo, pegou um banquinho e tirou uma pasta de uma prateleira no alto.

            — Estes são os meus... — disse, sem muito interesse.

            — Olha só, são muito bons! Por que não estão expostos como os outros?

            — Eu não sou como os outros... Vamos para o próximo lugar! Minha paciência está se esgotando!

            — Tudo bem, eu acho...

            Passaram pela cozinha e refeitório:

            — Lugar bacana esse...

            — Tudo feito pra criancinhas!

            E por fim, a diretoria:

            — É tudo que tem pra ver aqui... — avisou com rispidez. — Você veio pra trabalhar ou pra deixar alguma doação?

            — Na verdade, eu vim adotar uma criança...

            — Se este é o caso, temos poucas, a última menina foi adotada no mês passado e os poucos meninos... Bem, uns dois eu mandei pra enfermaria e o outro, bem, esse eu não sei, deve ter fugido ou levado pro reformatório, onde eu devo ir em breve, não sei. Se quiser alguém terá de esperar os próximos que forem mandados pra cá, ultimamente esse lugar tem ficado uma bagunça, é gente correndo pra cá, são os meninos sendo levados pro pronto-socorro por causa de um simples dente. É isso...

            E dirigiu-se pro dormitório sem dizer mais nada. O senhor o seguiu e o encontrou deitado na cama, choroso:

            — Está tudo bem?

            — O que você quer? Ninguém te avisou que eu nunca vou ser adotado?! Que eu sou velho demais pra ser adotado e ficar no orfanato? Saia daqui! Não aguento mais te ver... — Sem conseguir continuar, afundou a cabeça no travesseiro chorando.

            — Se esse é o problema, eu não me importo... Eu vim aqui pra adotar alguém como você, alguém que não fosse muito difícil pra um solteiro cuidar. Você... Gostaria de ser meu filho?

            “Eu ouvi direito?”, perguntou-se o jovenzinho.

            — Hahahah... — começou a rir desvairadamente. Ao passo que ele ria, lágrimas desceram pelo seu rosto e, de uma hora pra hora, o riso se transformou em choro.

            — Não chore, vai ficar tudo bem — e o abraçou. — Você não está sozinho...


...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma dúvida, uma crítica ou uma sugestão, não deixe de comentar!