quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

DIÁLOGO

"Seus sonhos morreram?

Os meus me sufocam, me entristecem e me iludem...


Você ainda insiste neles?

Meus sonhos sempre estão além de minha realidade, não há estrutura, são apenas ilusões...

O que fazer?

Não sei onde conseguir trabalho, cursos e estudos estão fora de questão... Minha vida depende agora da chuva, da úmida do ar, dos ventos, do sol do clima... O Ceará tem sido bem seco nos últimos anos e não posso esperar que a sorte me ilumine de repente e tudo se acerte.

Não há nada?

Nada que eu conheça...

Do que você é capaz?

Não sei... Não levo jeito com as pessoas, não sou do tipo que aguenta trabalhos pesados... Eu gostaria de usar os meus pensamentos, minha criatividade em função do trabalho... Mas nem eu tenho acreditado em mim mesmo... Uma pessoa ou outra me disse que tenho 'potencial', que sou 'inteligente', que se admirou comigo em algum momento. Essas pessoas não tem a menor noção do que eu sou, dizendo coisas a alguém que não vê nenhuma esperança em nenhum lugar.

Vai continuar assim?

Não sei... Talvez eu...

Porque tomaria essa decisão?

Facilidade, talvez, sempre parece a melhor alternativa em vista dos problemas que te sufocam. Evidentemente que não considero algo plausível, que meus problemas não me acompanhem, é apenas mais  uma ilusão reforçada pela minha incapacidade de encontrar a peça que falta.

Alguém poderia te ajudar?

É possível, mas pouco provável... Seria mais fácil que EU tome a atitude de ajudar alguém, do que alguém aparecer para garantir meu futuro. As pessoas acham que sorrisos e as qualidades que insistem em me dar não transmitem a minha situação, logo, ninguém irá me ajudar. É mais fácil olhar para o próprio umbigo do que levantar a cabeça e perceber que você não fez nada quando podia... Este sonhos que tenho, tão fora da realidade, tão desejosos que eu faça algo, que acredite no amanhã... Que amanhã?! Quando o dinheiro acabar, não terei mais nada, estarei novamente a mercê do destino que levará a mais triste infelicidade: inutilidade.

Você tem medo?

Infelizmente... Não há ninguém, não há proteção, não há caminho... É tudo escuro e tenebroso... Quem sabe se houvesse uma luz que renovasse minha vontade, me guiando vorazmente para fora? Não, não devo acreditar nisso, só há decepções, meu coração não aguenta. Não tenho fome, não tenho coragem, fadado a uma cama, a um quarto, ao auto sufocamento...

Nenhuma ideia?

Nenhuma... Apenas angústias... Tão frio, tão estupido, tão ingenuo eu sou...

Vai matá-la?

Estou quase matando... Essa criança, essa esperança, essa inocência que se tornou veneno entre meus pensamentos...

No que vai acreditar então?

Nada, não há nada para acreditar. Não consigo ser uma pessoa 'ruim', ter um coração mole só faz de mim um trouxa... Não posso acreditar em nada, sou nada...

Esperará por ela?

Já estou esperando, toda vez que fico triste como agora me lembro dela, tão bela, tão perfeita, tão tudo! Mesmo a morte não sendo minha amiga...

Então?

Viste tudo o que se passa pela minha mente neste momento. Eu esperava, de coração, conseguir ganhar algo pequeno, aí aparece gente que diz que não precisa de dinheiro... Não há como não relacionar uma coisa a outra. Eu preciso, preciso muito, mesmo não conseguindo me concentrar pra conseguir, preciso de muito dinheiro... Não consigo mais conceber que o suficiente me garanta alguma coisa...

Te tornaste louco?

A cada lágrima que preenche meus olhos... Cada vez que me sinto perdido... Cada vez que deus parece estar longe quando eu mais preciso... Sim, sou louco...

E agora?!

Vou chorar, tentando segurar as lágrimas para que ninguém perceba que eu estou triste... Que perdi minhas esperanças... Que quero sair de casa sem ter para onde ir... Que o que eu era, não existe mais... Só restou um ser inútil no lugar...

...?

Não espere por mim... Hoje estou morto, afagado em sonhos, perdido no meio da vida, em um labirinto sem saída... Não há mais nada a fazer... Me desculpe se o incomodo... Sei que não há ninguém além de mim e que isto não passa de um monólogo, sou eu perguntando e respondendo..."




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma dúvida, uma crítica ou uma sugestão, não deixe de comentar!