segunda-feira, 11 de agosto de 2014

CONSUMIDOR: MACARRÃO INSTANTÂNEO


Segunda-feira é dia de feira em Pereiro e, consequentemente, o melhor dia da semana para ir ao centro urbano de Pereiro fazer as compras no mercado. Desta vez minha mãe e eu reparamos em um produto nas prateleiras que ainda não conhecíamos: o macarrão instantâneo Yoi Superiore, da Richester (tratado aqui apenas como Yoi). Por ter um preço mais baixo que o famoso Miojo Nissin Lámen (tratado aqui apenas como Miojo), minha mãe e eu resolvemos comprá-lo e eu já o experimentei no almoço de hoje. Bem... Eu não gostei, faltou sabor, mais precisamente sal, praticamente sem gosto nenhum. Sei que cada um sente o gosto de forma diferente, eu tenho o costume de ao comer algo muito doce, acompanhar com algo salgado e vise-versa, como queijo com rapadura, enquanto outras pessoas detestam misturar os sabores. No entanto, apesar de serem produtos diferentes, resolvi verificar o que estava de errado entre eles e descobri muita coisa!





Aqui está a embalagem do macarrão instantâneo Yoi
Como sempre, letras minusculas que o consumidor mal pode ver.


Outra coisa extremamente chata, ter que levantar essa 'abinha' para poder ler.


Aqui estão as informações que eu preciso:
Porção e a quantidade de sódio!


Porção: 32g (1/2 unidade)


555mg de sódio
Equivalente a 23% do valor diário recomendado
Não é pouco!


Pelo que pude perceber, aqui há uma pegadinha! Na porção diz que os valores da informação nutricional são referentes a meia porção de 32g, convertendo para uma porção inteira, teríamos 64g, mas vejam abaixo!


A porção inteira é de 85g!
80g do macarrão e 5g do tempero!

Que feio Richester!

Assim, fazendo as contas temos que 85g é o equivalente a mais de duas vezes o valor descrito, aproximadamente x2,66. Para encontrarmos o valor real do sódio contido no pacote inteiro, multiplicaremos o valor do sódio referente ao peso total do produto vezes a porcentagem do valor diário: 2,66 x 23% = 61%! Este pacotinho, que não demonstra ter o valor real de sódio contido no produto, possui 61% do valor diário de sódio? Mas então, o que estava faltando? Sei que o macarrão instantâneo é um dos piores produtos no quesito sódio, mesmo assim, como posso tê-lo sentido tão... insosso?!

Vamos analisar a marcar preferida dos brasileiros!
(Ao menos, pra mim é...)



Novamente esta bendita 'abinha' cobrindo aquilo que o consumidor devia ver!



Aqui estão:
Porção e quantidade de sódio!


Porção de 85g - pacote inteiro!
Sem pegadinhas dessa vez!
Provavelmente por serem uma marca preocupada com as reclamações do consumidor...
Quem sabe?


1607mg
Equivalente a 67% do valor diário recomendado para consumo!
Meu deus!

Disso eu já sabia, e realmente não sou nenhum especialista em dieta alimentar, nem nada, mas já confiro a quantidade de sódio presente nos produtos há mais tempo, antes mesmo de me mudar para Pereiro e sempre considerei uma ideia interessante discutir um pouco disso.

Quanto a quantidade enorme de sódio, não é o fim do mundo, apenas NÃO se deve comer dois pacotes de macarrão instantâneo num único dia, nem comer nada que exceda os mero 33% ou 39% restantes de sódio recomendado por dia. Eu (leia-se minha mãe) não incluo nada muito carregado de sódio na dieta, apesar do molho de tomate ou do caldo de galinha levarem um pouco do tempero preparado para caldo sabor galinha (aqueles tabletes de caldo que dão sabor - e muito sódio - a comida). Heh, ninguém é perfeito, no entanto, eles não costumam ser consumidos no mesmo dia, felizmente! Outro dia vi num programa da TV Cultura a reorganização alimentar de uma família que não se contentava com apenas um cubinho de caldo, não! Numa única panela eram colocados dois tipos diferentes de realçador de sabor (puro sódio), um tablete para caldo (muito, muito sódio mesmo!) e, por fim, mais uma colherada do tempero pronto em pó (daqueles que a embalagem parece com a dos potinhos de iogurte, mas tem uma cebolinha no rótulo e muito sódio dentro). Que pesadelo! É muito sódio! E, acreditem ou não, essa família mal devia saber qual era o gosto do sal. Geneticamente falando, quanto mais a pessoa tem o costume de consumir determinado sabor, é provável que as suas papilas gustativas mal percebam aquele sabor. E o pai daquela família ainda queria levar do mercado um pacote com pururuca pronta (acho que era isso) com mais de 100% do valor diário de sódio!... Provavelmente iria consumi-lo num único dia, talvez em apenas um fim de semana - ele estava levando dois! Pelo menos a moça que estava ajudando a reorganização alimentar só deixou ele levar um...

Enfim, isso ainda não responde a minha pergunta: Por que o macarrão instantâneo Yoi não tinha o mesmo sabor que o Miojo (aliás, nenhum sabor), sendo que eles tem praticamente a mesma quantidade de sódio?

Para resolver isso, é preciso olhar os ingredientes de cada componente (dois de cada produto). Lembrando: a quantidade que o ingrediente possui dentro do produto está relacionado a ordem em que ele é citado, do maior para o menor.
...................................................................................................................................
Macarrão Instantâneo Yoi

Ingredientes do macarrão:

  1. Sêmola de trigo enriquecido com ferro e ácido fólico (vitamina B9). Sêmola é uma espécie de farinha pouco moída, mais integral que a farinha de trigo.
  2. Gordural vegetal.
  3. Amido de milho.
  4. Sal refinado (Olha o sal aí!)
  5. Regulador de acidez carbonato de sódio (Mais sódio?)
  6. Estabilizante pirofosfato ácido de sódio (Sódio de novo?)
  7. Corante naturais: Urucum (também usado na fabricação do tempero vermelho conhecido como colorau ou colorífico) e cúrcuma.


Ingrediente do tempero sabor galinha caipira:

  1. Sal (já começou mal).
  2. Açúcar.
  3. Amido de milho.
  4. Cebola em pó.
  5. Proteína vegetal hidrolisada.
  6. Alho em pó.
  7. Óleo vegetal hidrogenado.
  8. Condimento e erva (quais?)
  9. Realçadores de sabor: glutamato monossódico, guanilato dissódico e inosinato dissódico
  10. Antiumectante dióxido de silício.
  11. Corante naturais: cúrcuma e páprica, corante caramelo IV.
  12. Aroma idêntico ao natural.
  13. Aroma de fumaça (Quê? Fumaça? Juro que é isso que está escrito!)


Contém glutamato monossódico. CONTÉM GLÚTEN.

Macarrão Instantâneo Miojo

Ingrediente do macarrão:

  1. Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico (recebeu maior processamento que sêmola).
  2. Gordura vegetal.
  3. Sal (Opa!)
  4. Reguladores de acidez carbonato de potássio e carbonato de sódio (Sódio!).
  5. Estabilizantes tripolifosfato de sódio, pirofosfato tetrassódico e fosfato de sódio monobásico (Três estabilizantes? Todos com sódio?)
  6. Corante sintético idêntico ao natural betacaroteno.


Ingredientes do tempero em pó:

  1. Condimento preparado galinha*.
  2. Sal. (Estou de olho!)
  3. Açúcar.
  4. Condimento preparado cebola.
  5. Condimento preparado a base de levedura ( a base de fungos unicelulares).
  6. Cúrcuma em pó*.
  7. Condimento preparado alho.
  8. Condimento preparado sabor pimenta branca.
  9. Salsa triturada*.
  10. Realçadores de sabor glutamato monossódico, inosinato de sódio e guanilato de sódio (Também aparecem aqui!).
  11. Antiumectante dióxido de silício.
  12. Corante caramelo IV e corantes naturais de urucum e cúrcuma.
  13. Aromatizantes.
*ALIMENTO TRATADOS POR PROCESSOS DE IRRADIAÇÃO. (Tipo microondas?)

Pode conter traços de crustáceos, ovos, pescados, mostarda e gergelim, e de seus derivados. Contém soja, leite e aipo. CONTÉM GLÚTEN.
...................................................................................................................................

Pelo visto, o Miojo perde para o Yoi na qualidade do produto, sem muito mais processado do que o outro, por isso o macarrão Yoi tem menos 'sabor', o tempero não abusa tanto disso.

Mas, e agora? O macarrão Yoi tem menos sódio e menos produtos processados do que o Miojo, no entanto, ele é insosso (pelo menos pra mim, que estou acostumado ao sabor do Miojo). O Miojo é a maior referência em comida de fácil preparo, mas possui muito sódio!

Que dúvida! Acho que vou ter que escolher o Miojo, não consigo comer outra sopinha com sabor diferente, mas vou ter que maneirar no sódio... Ai minha pressão!

Por que eu não procuro outro produto que possa substituir os dois? Bem, eu costumava comprar o macarrão instantâneo Senninha em São Paulo por ser mais barato, até ele sumir das prateleiras de tempos em tempos - muito requisitado, talvez? Porém, isso é mais complicado do que aparenta, para haver outras opções de produtos semelhantes é necessário que os donos dos mercadinhos de Pereiro (nenhum é realmente grande ou um supermercado) revendam esses produtos, o que não acontece nessa cidadezinha pequena. Aliás, tem que partir da fábrica preços menores e produtos com maior qualidade, caso contrário nunca chegarão aqui...

Quem sabe um dia as fábricas melhorem seus produtos, utilizar apenas recursos artificiais leva embora o gosto pela comida e resume o consumo como algo rápido e que te deixará doente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma dúvida, uma crítica ou uma sugestão, não deixe de comentar!