sexta-feira, 1 de agosto de 2014

FAUNA: TESOURINHA

Características: também conhecida por bicha-cadela, bicho-da-lenha, lacraia, rapelho e tesoura, são insetos que caracterizam-se por apresentarem na ponta do abdome (ápice) uma pinça bem desenvolvida. O nome da ordem (Dermaptera) significa: dermatos = pele; pteron = asa, referindo-se à textura das asas. São alongados, com dois pares de asas e aparelho bucal do tipo mastigador. Possui coloração marrom clara ou amarelada. O apêndice em forma de tesoura na ponta do abdome serve para auxiliar a abrirem as asas, capturarem presas e defenderem-se. Os jovens assemelham-se com os adultos, porém as asas não são desenvolvidas. Ao homem não oferecem qualquer tipo de perigo.

Habitat: locais com umidade alta, tais como frestas, plantas mortas e sob cascas de árvores.

Ocorrência: encontrados em todo o mundo, com exceção dos pólos.

Hábitos: noturnos.

Alimentação: onívora, isto é, alimenta-se de todo tipo de alimento.

Reprodução: fêmeas cuidam dos ovos até que eclodam. A média de ovos por postura é em torno de 25. Após o período de incubação, ao redor de sete dias, eclodem as ninfas, que começam a se alimentar de ovos e lagartas pequenas. 0 período ninfal varia em torno de 35 a 40 dias.

Fonte: VIVA TERRA

Este inseto é bem curioso, não? Ele realmente faz jus ao nome! Só não consegui descobrir se picam ou se podem machucar de alguma forma.

Seguem as fotos:







4 comentários:

  1. Aqui no Ceará conhecemos também como potó, e sua principal característica é um líquido ácido que causa queimadura instantânea que ele elimina quando se sente ameaçado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, não, este não é o potó e muito menos ele expele nenhuma substância ácida. Basta olhar no Google, a imagem do potó é muito diferente, tendo partes avermelhadas, enquanto a do tesourinha é amarelada. O potó é da ordem coleoptera (asas em forma de estojo), por ser parente do besouro, enquanto as asas do tesourinha são membranosas (asas com textura de pele), como libélulas. Além do tamanho do potó ser muito menor, cerca de 1cm, enquanto o tesourinha da foto devia ter uns 5cm mais ou menos.

      Excluir
  2. Aqui no sul é infestado....ele enfia as pinsas para se defender e doi paca...mas é inofensivo ...a menos q vc seja alérgico.

    ResponderExcluir
  3. Agora tudo que encontro levo logo ao Google leans para verificar. Conhecia desde criança como tesourinha. Obrigada.

    ResponderExcluir

Uma dúvida, uma crítica ou uma sugestão, não deixe de comentar!