domingo, 23 de março de 2014

FAUNA: SALAMANDRA?

No fim do dia 19/03/2014, por volta das 22:00 horas, ouviu um barulho vindo da sala. Quando vou ver o que era, descubro um lagartinho incomum perdido no canto da sala. Diferente de lagartos de ambientes secos, este apresentava pele lisa, corpo delgado, rabo curto e relativamente grosso, parecendo quase uma cobra com micro patas. Pelo que sei, animais do gênero costumam viver próximos a água como a salamandras, mas, realmente existem salamandras em regiões como a de Pereiro, nas Serras Jaguaribanas, de clima predominantemente seco? Pesquisei sobre a existência de salamandras no Ceará ou no Nordeste e o máximo de referência que consegui encontrar foram que as menores salamandras do mundo habitam as regiões de mata atlântica da Bahia até o Ceará, tendo de 20 a 28 milímetros para conseguir se esconder e preservar a umidade do corpo - isso mesmo, não ultrapassam três centímetros de comprimento! No entanto, este pequeno lagarto de pele lisa deve possuir bem mais que isso. Como tivemos um 'inverno' (época de chuvas) razoável nas últimas semanas, acumulando um pouco de água nos açudes e preenchendo com um bom nível de água os poços que já estavam há meses secos; acredito que isso deve ter chamado a atenção do lagartinho que se aproximou do açude, se perdendo no caminho e indo para dentro de casa.

Não tenho conhecimentos científicos suficientes para catalogar tal animal como salamandra, mas, por suas características incomuns, creio que possa ser no mínimo um lagarto que goste de água ou ambiente úmidos - algo não muito comum pelo Ceará, inclusive na seca dos últimos anos.

Se alguém puder me dizer qual a espécie do lagartinho, eu agradeceria muito!




Um comentário:

  1. Eu procurei fotos desse lagarto na internet e ao achei aqui. Aqui no RJ um amigo meu descreveu que via esse animal e chamava de Maria Lisa...estávamos procurando ...eu não conhecia. Obrigado pela imagem .

    ResponderExcluir

Uma dúvida, uma crítica ou uma sugestão, não deixe de comentar!