sábado, 12 de julho de 2014

FAUNA: IGUANA

Oh meu deus! O que teria deixado estas marcas?!



(Risos)

Brincadeiras a parte, o título já deixa claro que se trata de um lagarto, conhecido por aqui como iguana ou camaleão - mais uma daquelas confusões de nome, eu acho. Aparentemente este pequeno réptil muda um pouco de cor ao longo da vida e por isso é chamado aqui de camaleão, no entanto, é realmente um iguana!

Eu estava fazendo um pequena caminhada pelos arredores fora do Sítio Dona Lô, e fiquei observando as pegadas que os animais estavam fazendo no chão. No dia anterior meu pai havia dito que encontrara um rastro de cobra. Pensando nisso, comecei a procurar por algum rastro diferente e, bem ao meu lado, me deparo com este belo espécime esverdeado! Eu, ainda no mesmo lugar, tirei a câmera do bolso e tirei uma foto, antes que ele fugisse, pois todos os outros pequenos lagarto que habitam a região serrana saem correndo ao primeiro sinal de perigo. Aos poucos, fui rodeando o iguana e tirando mais e mais fotos - ele nada de se mover. Achei esquisito, aliás, ele realmente permaneceu estático, tentei fazer ele correr e nada! Um ser de um verde tão belo e vivido no meio da areia rosada seria presa fácil para algum gavião que estivesse passando, isto é, de algum predador voador que o avistasse. Eu cheguei a dar uma volta e ele continuava lá, tirei as últimas fotos e fui embora, com ele exatamente no mesmo lugar. Por isso acredito que ele não seja hostil, diferente do Teiú, um dos maiores lagartos do brasil (chega a 2 m da cabeça a ponta da cauda).

Mais tarde eu voltei lá e o iguana fora embora. Um alívio, eu acho... Eu vi novos rastros por perto, mas não tenho certeza se eram novos. O local onde ele estava tinha rastros em um único sentido - ou ele deu a volta e seguiu seu caminho, ou ele realmente não estava com sorte.

Enfim, fique com as fotos!


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma dúvida, uma crítica ou uma sugestão, não deixe de comentar!