domingo, 13 de julho de 2014

FAUNA: TARÂNTULAS OU CARANGUEJEIRAS

Eu estava quieto, no meu quarto, usando meu notebook quando, de repente, uma aranha enorme aparece! Levei um susto e pulei para a minha cama, ficando longe do chão. Aproveite e tirei algumas fotos das primeira caranguejeira que eu vi de perto.

A segunda foi encontrada do lado de fora de casa, parada no pilar de sustentação do alpendre.

A terceira estava ao lado do tanquinho de lavar roupas.

Interessante dizer, todas elas devem ser aranhas machos, pelo simples motivo que as aranhas fêmeas nunca saem de suas tocas e apenas os machos, quando procuram por fêmeas, é que podem ser encontrados perambulando por aí, entrando dentro das casas e assustando as pessoas. Pelo que entendi, nas tarântulas machos os pedipalpos (os membros que ajudam a comer, próximo a boca) são adaptados para segurar as fêmeas e por isso parece que essas caranguejeiras possuem 10 patas. Repare!

Todas as 3 aranhas são da mesma espécie, praticamente negras, exceto por uma pelugem alaranjada, predominante na parte do abdômen e faixas mais claras entre as articulações. Andando, parecem ter uns vinte centímetros ou mais, no entanto, mortas não parece que são tão grandes.

Esse tipo de aranha não possui veneno prejudicial a saúde, no entanto, a picada é muito dolorosa, principalmente pelos ferrões das quelíceras serem os maiores entre as aranhas. Ainda que elas sejam consideradas mansas e usadas como animais de estimação, é preciso tomar cuidado, os pelos da aranha são urticantes e, se muito molestada, ela ainda pode atacar. Além disso, notei algo curioso: No dia seguinte ao aparecimento da 2ª aranha, um Cavalo-do-Cão (mais conhecido como Vespa Negra ou Vespa Gigante), entrou dentro de casa. Isso aconteceu porque a vespa caça aranhas para usar como alimento para seus ovos.

Em outro momento, quando minha mãe e eu estávamos plantando o feijão e o milha na roça, eu vi uma aranha graúde (que não é grande nem pequena) subir num toco e uma vespa voando ao redor. A vespa deu voltas e voltas no ar e até pareceu que iria embora, mas, para minha surpresa, ela voou diretamente para cima da aranha que despencou do toco e saiu correndo. A vespa acertou exatamente onde a aranha estava! Eu vi a aranha caminhar ainda por um bom tempo, antes de ser picada pela vespa, que logo queria carregar a aranha para algum buraco! É por isso que aqui na região serrana não é muito bom manter uma aranha caranguejeira dentro de casa, elas podem atrair vespas gigantes... Eu juro ter visto uma que teria mais de 10 cm de comprimento! Aliás, a vespa recebe o nome Cavalo-do-Cão por justamente ter uma picada extremamente dolorosa! Dá pra acreditar?!

Agora fiquem com as aranhas...

ARANHA Nº 01






ARANHA Nº 02






ARANHA Nº 03



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma dúvida, uma crítica ou uma sugestão, não deixe de comentar!