sexta-feira, 11 de julho de 2014

FAUNA: LACRAIA OU PIOLHO DE COBRA

Ao contrário do que se diz, nestas fotos está a verdadeira lacraia. Por algum motivo, as pessoas de Pereiro trocaram o nome deste quilópode, confundindo-o com o escorpião, também chamado de lacrau. Acredito que isso ocorra por causa da semelhança entre os nomes lacraia e lacrau, e pelos dois serem venenosos.

A maior curiosidade sobre este ser artrópode (que não pertence a classe insecta e, portanto, não é um inseto, assim com aranhas e escorpiões), é sobre seu segundo nome: PIOLHO DE COBRA. Alguns podem confundir piolhos de cobra com centopeias, pois ambos são seres segmentados com várias patas, sendo a lacraia considerada comumente uma centopeia gigante, porém, o motivo para ela ganhar o nome de piolho de cobra (e não as centopeias) é justamente porque a lacraia consegue se alimentar de cobras! Como um piolho (ou aranha) a lacraia injeta sucos gástricos no animal já atordoado pelo veneno e começa a sugar os fluídos - pelo menos foi o que eu entendi. Seu corpo comprido consegue se ajustar facilmente ao de uma cobra e suas patas conseguem segurar a presa para que, mesmo a cobra tentando fugir, o quilópode continue preso ao alimento.

Seu veneno é perigoso, porém não é fatal. A picada é extremamente dolorida e, por ser um animal que procura pelo escuro e pela umidade (casas, galpões, entre pedras, etc.), é relativamente fácil encontrá-las em locais assim, podendo atacar os desavisados. Uma vez que o clima nordestino é predominantemente quente e seco e ela possui hábitos noturnos, não é fácil encontra-las andando em campos abertos.

Confira as fotos!

As três primeiras são de uma lacraia que estava acima da porta do banheiro daqui do Sítio Dona Lô; as outras são de uma lacraia que misteriosamente caiu do teto para o chão do quarto dos meus pais - talvez derrubada por uma lagartixa.

ATENÇÃO: Em caso de picada, não se preocupe! A maior parte das picadas não criam maiores problemas e o melhor é repousar. Podem haver bolhas ou inchaço, mas nada muito preocupante. Em caso de infecção, procure ajuda médica.









17 comentários:

  1. Se eu levar uma ferrada o que devo fazer?😞

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há muito o que fazer, a picada é dolorida e pode ter efeitos indesejados, como bolhas, vermelhidão ou, em casos de ser uma lacraia grande, pode dar febre, calafrios, tremores e suor, mas nada que realmente vá, de fato, matar uma pessoa adulta.
      É possível que idosos, crianças e pessoas com a imunidade baixa tenham complicações sérias com a picada e, em casos extremos, possam vir a falecer, mas isso se deve mais a saúde da própria pessoa do que propriamente a picada.
      O ideal é procurar ajuda médica para acompanhar o reestabelecimento da pessoa e garantir que, caso haja alguma complicação, como a Lacraia andar por esgotos e a picada infeccionar, que qualquer problema seja resolvido de imediato.
      É sempre bom tomar cuidado, as Lacraias gostam de comer baratas e vários tipos de insetos, aparecendo juntamente com eles, e dedetizações surtem pouco efeito neles, mas são recomendadas para acabar com sua fonte de alimento.
      Uma vez minha mãe foi picada por um escorpião, popularmente conhecido como lacraia, quando era mais nova e, em poucos minutos, ela sentia a língua dormente e parte do rosto dormente, mas logo passou e ela está muito bem até hoje. As picadas de escorpiões diferem entre cada espécie e é melhor sempre tomar cuidado, evitando dar de cara com um escorpião que seja muito venenoso, assim como se deve evitar as lacraias (piolho de cobra), e sempre procure ajuda médica para evitar maiores problemas. :o]

      Excluir
    2. Muito obrigada por sua resposta detalhada sobre o assunto.Hj eu levei uma ferrada desse monstro rs...mas estou melhor...a dor local se foi. :)

      Excluir
  2. Ainda aparecem por ai? sou um criador de exoticos e queria uma centopeia dessas como doação,muitas pessoas matam aqui e nunca consigo uma,aqui ta meio de dificil achar =/ eu pagaria até sedex kkkk

    ResponderExcluir
  3. Deus me livre, aqui no fundo de casa aparecem vários de diversos tamanhos, tenho pavor a estes bichos que tem várias patas, se quiser virar meu inimigo basta jogar um em cima de mim... só de pensar me arrepio toda.

    ResponderExcluir
  4. neste domingo no dia dos pais levei picada desse bicho senti muita dor e ficou avermelhado e inchado

    ResponderExcluir
  5. Hoje mesmo matei uma lacraia no meu quarto talvez por estar chovendo muito e muita umidade

    ResponderExcluir
  6. Ontem uma lacraia igualzinha essa da foto estava sendo perseguida por uma osga e desceu por um fio de antena, tentamos matá-la mas não conseguimos, sumiu dentro de casa. Já apareceram várias, mas a de hj foi a maior q já apareceu. Estou em pânico nem consigo dormir.

    ResponderExcluir
  7. Meu marido acabou de achar um desses dentro do sapato, quando se aprontava para ir ao trabalho 😱
    Matamos, mas nossa apreensão maior é pq temos duas cachorrinhas dentro de casa, temos medo que apareça mais algum e que seja prejudiacial a elas, caso sofram uma picada.

    ResponderExcluir
  8. Ontem tinha um encima de mim acodei com o bicho andando em meu corpo quando sente ele joguei a mão nele e matei.ainda bem que não mim picou graças ADEUS..

    ResponderExcluir
  9. E se por a caso pique um cachorro?como saber ?

    ResponderExcluir
  10. Oi boa noite acabei de ser por uma lacraia oq devo fazer?

    ResponderExcluir
  11. Meu marido acabou de ser picado por uma piolho de cobra,em cima da cama,ele disse que tava sentindo uma dor no local, passamos alcool e acetona aí aliviou a dor,so de pensar nesse inseto ja fico agoniada.

    ResponderExcluir
  12. o que devo fazer se for picado pois ja vi varias dessas aqui por casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há muito o que fazer não, pois, por mais que a picada seja dolorida, ela não mata. O melhor a fazer é repousar, deixando o efeito passar, e, caso inflame, procurar um médico.

      Excluir

Uma dúvida, uma crítica ou uma sugestão, não deixe de comentar!